Seduc autoriza ampliação da Escola Pascoal Moreira Cabral para unificar atendimento de 1.300 alunos

Ordem de serviço prevê ampliação com oito salas e melhorias estruturais em Cuiabá.

O ano letivo na rede estadual de Mato Grosso começou com uma notícia aguardada pela comunidade escolar do bairro CPA, em Cuiabá. Nesta segunda-feira (2), o secretário de Educação, Alan Porto, assinou a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Escola Estadual Pascoal Moreira Cabral, unidade que atende cerca de 1.300 estudantes.

A principal mudança prevista no projeto é a construção de oito novas salas de aula, além de uma nova biblioteca e secretaria administrativa. A obra visa solucionar um problema logístico antigo: atualmente, cerca de 400 alunos precisam se deslocar para salas anexas situadas a quase um quilômetro de distância da sede principal. Com a ampliação, todos os estudantes serão concentrados em um único prédio, o que deve otimizar a gestão pedagógica e garantir mais segurança no dia a dia escolar.

Durante a solenidade, o diretor da unidade, Ronaldo Guimarães, ressaltou que a unificação da estrutura permitirá um ambiente mais acolhedor e eficiente. Para os alunos do Ensino Médio, o anúncio traz ânimo extra na preparação para o Enem, somando-se ao suporte tecnológico do programa Pré-Enem Digital MT, já disponível na rede. Embora a autorização tenha sido assinada, a Seduc-MT ainda não detalhou o cronograma de execução ou o montante total do investimento.

A agenda de abertura do ano letivo também contemplou melhorias em outras unidades. Na capital, a Escola Estadual Dione Augusta receberá climatização no refeitório para garantir maior conforto térmico. Já em Várzea Grande, as escolas Irene Gomes Campos e Professora Maria Leite Marcoski receberam visitas técnicas para acompanhamento das demandas da comunidade escolar neste início de 2026.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.