A Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) concluiu, nesta terça-feira (25.01), uma sequência de encontros virtuais para a atualização do Mapa do Turismo brasileiro. A iniciativa teve início no dia 12 de janeiro e finalizou com as perspectivas para o desenvolvimento do setor turístico no Estado, a partir da integração de municípios no programa de regionalização.
Para o secretário adjunto de Turismo, Jefferson Moreno, a conclusão dos encontros apresenta grandes perspectivas para o desenvolvimento do turismo em Mato Grosso. “Os representantes dos municípios se mostraram empolgados com a integração que pretendemos realizar, que ajudará muito no desenvolvimento econômico no contexto regional”.
O Programa de Regionalização do Turismo foi criado com a finalidade de incentivar os municípios a realizarem um trabalho conjunto, de modo a estimular que cada peculiaridade local possa ser valorizada e integrada numa visão mais abrangente, levando-se em conta a dimensão regional. Como instrumento norteador do Programa, tem-se o Mapa do Turismo Brasileiro, importante ferramenta que orienta o Ministério do Turismo, bem como as Unidades da Federação, no desenvolvimento de políticas públicas.
Tendo em vista que a participação das regiões turísticas de Mato Grosso no Mapa auxilia no fortalecimento da economia e no desenvolvimento da potencialidade turística regional, os encontros virtuais reuniram Instâncias de Governanças Regionais (IGRs), secretarias de turismo municipais e empresários para, assim, sanar dúvidas e orientar os municípios sobre as novas exigências impostas nas portarias do Ministério do Turismo para a integralização das cidades no Mapa do Turismo.
A série de reuniões, realizadas de forma individual, contou com a participação de todas as 15 regiões turísticas mato-grossenses que integram o atual Mapa do Turismo, sendo elas a Região turística do Pantanal Mato-grossense, Portal do Agronegócio, Vale do Juruena, Vale do Guaporé, Domo de Araguainha, Portal da Amazônia Mato-grossense, Amazônia Mato-Grossense, Portal do Araguaia, Rota dos Ipês e das Águas, Metropolitana, Vale do Cabaçal, Região Turística Norte Araguaia, das Nascentes, Circuito das águas, Vale do São Lourenço.