A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) sediou, nesta terça-feira (29.06), uma reunião entre o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes, e 19 secretários municipais de Saúde da região Sul de Mato Grosso.
A reunião teve como objetivo dar início ao estudo e planejamento de ações voltadas para o atendimento de demandas por cirurgias, impactadas na região devido à pandemia pela Covid-19.
“A gestão estadual acredita que o diálogo com os municípios é essencial para o perfeito funcionamento da Saúde Pública. Iremos trabalhar em conjunto para que a população da região Sul seja a maior beneficiada”, declarou o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo.
De acordo com o levantamento inicial, as maiores urgências da região são por cirurgias nas áreas de ortopedia e neurologia.
“Todos são conscientes do momento de agonia que vivemos. Os gestores entendem que o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, vem fazendo o possível – há uma compreensão unânime nesse sentido. Estamos trabalhando conjuntamente para que algumas coisas sejam resolvidas com a união de todos. Vamos somar esforços para atender as necessidades daquela regional”, informou a secretária adjunta de Gestão Hospitalar, Caroline Dobes.
O secretário de Saúde do município de Dom Aquino, Cláudio Amarante, disse que entende que o momento é difícil, mas enfatizou o esforço para dar resolutividade às demandas. “Primeiramente, iremos realizar um estudo do impacto financeiro das nossas necessidades para poder ver outras possibilidades de credenciar novos serviços para que os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) possam ser assistidos”, destacou Amarante.
A representante da secretaria municipal de Saúde de Rondonópolis, Maria Aparecida, destacou que a reunião foi satisfatória e que há a expectativa de conseguir mais ações para toda a regional. “O nosso objetivo específico é contar com o apoio da SES e do Governo do Estado e esse compromisso foi demonstrado pela gestão estadual na reunião”, avaliou.
De acordo com secretária adjunta Caroline Dobes, a SES vai aguardar a apresentação do estudo, que será realizado pelos 19 municípios, para que haja a análise técnica do contexto.
“Nessa análise, verificaremos quanto isso representará em termos de orçamento ou se será necessário fazer suplementação orçamentária. Após essa fase, faremos um planejamento de implementação dos serviços em parceria com esses municípios”, concluiu a gestora.