O reitor Rodrigo Zanin, a vice-reitora Nilce Maria, e pró-reitores da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (Unemat), estiveram nesta quarta-feira (03.04) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a convite da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto. O reitor apresentou a aplicação dos recursos financeiros referentes ao ano de 2018, que representam os 2,5% da receita corrente líquida garantidos na Constituição do Estado de Mato Grosso.
Rodrigo Zanin explicou que a Unemat abrange o Estado de Mato Grosso como um todo, por meio dos 13 câmpus, 17 núcleos pedagógicos e 24 polos educacionais de ensino à distância. “A Unemat está presente em 45 dos 141 municípios do Estado, temos cerca de 23 mil acadêmicos atendidos em 60 cursos de entrada regular e outros 129 ofertados em modalidades diferenciadas, além dos nossos cursos de pós-graduação. Ofertamos quatro doutorados institucionais, quatro interinstitucionais, três doutorados em rede e mais 16 mestrados em formatos acadêmicos e profissionais”, detalhou o reitor.
O reitor ainda mostrou que o investimento aluno/ano da Unemat é de R$ 17 mil, menor em comparação a outras instituições de ensino superior públicas estaduais. Uma das metas da gestão é aumentar os Índices Gerais de Cursos das Instituições (ICG) de 3 para 4, numa escala de 5. Rodrigo ainda apresentou o crescimento orçamentário desde a previsão do percentual da corrente líquida e o aumento nos últimos nove anos de 14 para 23 mil alunos. “As modalidades diferenciadas com turmas parceladas, fora de sede, especiais, tem contribuído para esses avanços. Com muito planejamento e responsabilidade estamos ampliando o acesso à Unemat”, disse Zanin.
“Ficou muito evidente o trabalho que a Unemat vem fazendo, é importante que as pessoas que estão aqui tomem conhecimento e os deputados, que dão as diretrizes da parte orçamentária, deem a atenção necessária para esse grande patrimônio do Estado de Mato Grosso”, disse o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, após as apresentações do reitor.
O deputado Thiago Silva, presidente da Comissão de Educação, reforçou que o fortalecimento da Unemat e o compromisso de trabalhar pela democratização do acesso à universidade pública são objetivos da Comissão. “Nós somos defensores da universidade pública”, frisou Thiago Silva.
O deputado Valdir Barranco, licenciado pela Unemat, câmpus de Alta Floresta, também é incentivador da Unemat e da Comissão Pró-Unemat criada para pleitear um câmpus em Rondonópolis. A comissão estava presente, assim como professores e estudantes do município.
“A gente não se esquece da nossa faculdade. Eu saí da roça e a universidade abriu uma avenida de oportunidades na minha vida e, por isso, meu apoio ao sonho de abrir um câmpus em Rondonópolis”, disse o deputado eleito pelo município onde atualmente a Unemat possui um Núcleo Pedagógico que oferta, com entrada regular anual, os cursos de Ciência da Computação e Letras e, na modalidade diferenciada, duas turmas de Direito.
O reitor não descarta a expansão da Unemat, uma vez que esse é um sonho de todos os municípios do Estado. “Mas precisamos ter responsabilidade com o orçamento e as condições estruturais da Universidade, precisamos encontrar um caminho responsável com o apoio da Assembleia Legislativa, respeitando sempre os encaminhamentos dos conselhos internos da Universidade”.
A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da ALMT é formada pelos deputados Thiago Silva, Valdir Barranco, Sebastião Rezende, Wilson Santos e Dr. João. Além dos deputados da Comissão, estiveram presentes os deputados Delegado Claudinei, Lúdio Cabral e Romoaldo Júnior.
Rodrigo Zanin, já se encontrava na capital desde a véspera para cumprir agendas com o controlador-geral do Estado e com os secretários de Estado de Planejamento e de Meio Ambiente. Zanin estabeleceu parceria que irá disponibilizar à Unemat acesso à biblioteca, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), que dispõe de volumes da área ambiental e ampla mapoteca e também para realizar processo seletivo temporário para a contratação de 50 analistas ambientais para o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da Sema.