Cerca de 200 reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC) expuseram nesta segunda-feira (26.11), durante uma feira do conhecimento realizada na unidade prisional, trabalhos realizados em sala de aula. Eles apresentaram experiências de ciências, geografica, pinturas, desenhos, fotografias e histórias sobre Mato Grosso.
O evento é semestral e aborda quatro temas discutidos durante as aulas. Neste semestre foram trabalhados os temas: cultura é um lugar, com traje, cor e maneira de viver; a influência africana na cultura cuiabana; sociedade é um lugar, consciência, uma atitude e um futuro e intolerância no mundo contemporâneo.
A exposição foi feita pelos reeducandos do primeiro, segundo e terceiro segmentos com auxílio dos professores. Conforme o coordenador da Escola Estadual Nova Chance, José Carlos Silva, a apresentação dos produtos é feita pelos próprios reeducandos. “Eles trocam conhecimento, pois expõem e explicam o trabalho para os colegas de outro segmento”.
Para o diretor do CRC, Winkler de Freitas, esse é um momento importante porque os internos conseguem ver o resultado da imersão em aula. “Essa é uma oportunidade dos recuperandos explicarem o que aprenderam e sentir orgulho. Assim eles podem até descobrir alguma habilidade ou afinidade com determinado tema e pensar em uma futura profissão como alternativa ao crime”.