Dados da Secretaria Municipal de Saúde sobre a dengue mostram que quase todos os bairros de Cuiabá estão com risco alto de transmissão para a dengue. A situação é de alerta máximo em mais de 40 bairros e alerta vermelho em cerca de outros 40.
Segundo o boletim semanal da dengue, quase 90% dos bairros estão em situação de risco alto de transmissão da dengue. Alguns exemplos são o Pedra 90, Dr. Fábio, Planalto, CPA, Bosque da Saúde, Jardim das Américas, Parque Cuiabá e Santa Rosa.
De janeiro até 22 de maio deste ano, foram registrados 275 casos de dengue na capital. No mesmo período, foram 9 casos de chikungunya e um de zika.
Em 2021, Cuiabá não registrou nenhuma morte por dengue, chikungunya ou zika.
Como medida para conscientizar a população, o município criou a campanha “10 minutos contra o aedes”. A iniciativa estimula a população a se dedicar pelo menos dez minutos por semana para combater os focos do mosquito em casa e no quintal.
Para não dar trégua ao Aedes aegypti mesmo durante a pandemia, a rotina de trabalho dos agentes mudou um pouco. Eles só entram nas casas quando é muito necessário.