Um projeto que quer incluir o Dia do Saci Cuiabano no calendário municipal, no mesmo dia que o Dia das Bruxas, 31 de outubro, gerou polêmica na Câmara de Vereadores de Cuiabá e foi retirado de pauta.
Autor do projeto, o vereador Edemir Cláudio Xavier (PTC) disse, por meio de assessoria, que a proposta gerou polêmica até mesmo entre os vereadores e foi alvo de críticas, principalmente dos parlamentares evangélicos, e que por causa disso o vereador tirou o assunto da pauta, na sessão de quinta-feira (26).
Agora, o vereador defende que o projeto seja debatido entre pais de alunos.
A data já é conhecida como Dia das Bruxas, que é popularmente conhecida nos Estados Unidos.
O objetivo da proposta é disseminar o enraizamento dos mitos e das figuras mitológicas da cultura brasileira e cuiabana, por meio de atividades artísticas, culturais, brincadeiras e de lazer em creches, escolas, bibliotecas, casas de cultura, praças e parques, incentivando a leitura e elaboração de obras comprometidas com valores e raízes brasileiros.
Como argumento, o parlamentar cita cidades paulistas, como São José do Rio Preto, Guaratinguetá e Embu das Artes, onde já foi instituído o Dia do Saci.
O Saci-pererê é um personagem do folclore brasileiro, conhecido por ter uma perna só e usar um gorro vermelho. O personagem fuma cachimbo e é retratado como um menino travesso e pequeno que habita as florestas. A lenda surgiu no sul do Brasil e foi influenciada por elementos das culturas africana e indígena.