Nesta sexta-feira (11.09), uma cerimônia encerrou as atividades do projeto de fabricação de Álcool Gel no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Desde abril, o grupo de voluntários, que reuniu professores, técnicos e alunos da universidade, produziu quase 90 mil litros de álcool gel, com a parceria de entidades públicas e privadas.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) fez a logística para a entrega de milhares de litros de etanol hidratado – específico para a produção do álcool em gel, junto a parceiros que já faziam parte de outra força tarefa: a produção e envase de álcool 70%. As empresas filiadas ao Sindicato da Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool) fizeram as doações e empresas de transporte realizaram o deslocamento do produto.
Para o secretário adjunto de Investimentos, Inovação e Sustentabilidade da Sedec, Walter Valverde, os objetivos da ação foram plenamente atingidos. “No início da pandemia não havia oferta de álcool 70%, nem líquido, nem gel para suprir a demanda do Estado. Então, Governo do Estado e demais parceiros montaram uma estrutura para fazer o trabalho de produção e distribuição. A UFMT desenvolveu este belo projeto que fez a diferença”, afirmou.
O reitor da UFMT Evandro Soares reforça que o trabalho é para o bem da comunidade. “A UFMT e o Governo do Estado tem um objetivo comum que é o desenvolvimento econômico, social e humano de Mato Grosso. Parcerias como estas são fundamentais quando o objetivo é atender a população. A universidade estará sempre de portas abertas”.
Deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) homenageou os integrantes do projeto com uma Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa. “Este projeto é um belo trabalho que merece ser reconhecido por toda a sociedade mato-grossense. É uma união de esforços em um momento tão diferente como a pandemia. A forma como ajudou a sociedade é impressionante”, disse.
O estudante João Paulo José da Silva, 21 anos e estudante de Química da UFMT, sabe que seu trabalho voluntário ajudou a sociedade mato-grossense. Mas guarda para si as lições de vida que aprendeu durante estes meses: “Teve muito aprendizado sobre produção, controle de qualidade, mas vai além do acadêmico. Aprendemos bastante sobre amor ao próximo e ajuda mútua, que é necessária em todos os momentos, não só na pandemia”.
Projeto
O projeto Álcool Gel é coordenado pelo professor Ailton Terezo e envolveu estudantes da UFMT dos cursos de Engenharia Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Nutrição, Enfermagem, Educação Física, Economia, Medicina, Engenharia Sanitária e Ambiental, supervisionados por professores e técnicos.