A coordenação do Programa Educacional de Resistência a Drogas e Violência (Proerd) em Lucas do Rio Verde formou mais uma turma no município. A solenidade aconteceu na Escola Caminho para o Futuro, bairro Jardim das Palmeiras e contou com representantes de forças policiais e autoridades municipais.
Participaram das atividades do Proerd 449 alunos de 3º, 4º e 5º ano da escola, além de pais de alunos, uma novidade implantada pela coordenação do programa. 12 pais de alunos participaram da formação. Com pais ou responsáveis foram realizados cinco encontros. A ideia é manter a proposta e alcançar um número maior de pessoas.
“O Proerd é ministrado aqui em Lucas do Rio Verde através do 13º Batalhão de Polícia Militar e faz a prevenção antidrogas para as nossas crianças”, explicou o instrutor do programa, soldado PM Rafael. “A gente abordou como tratar os pais, sobre álcool, tabaco, respeito, humildade. Com os pais tratamos sobre tecnologia, celular, o que a gente tem que tomar cuidado, fiscalizar as bolsas de seus filhos, fiscalizar o que os filhos têm dentro de casa, o que ele está trazendo, se é fruto de trabalho ou não. A gente abordou diversos temas, tanto com os alunos e com os pais”.
Apoio
A iniciativa do programa desenvolvido pela Polícia Militar ganhou o apoio da área educacional por ser uma ferramenta importante na prevenção da violência. A diretora da Escola Caminho para o Futuro, Leia Silva Costa, classificou a formatura de alunos e seus pais como um marco para a escola. “Teve participação em massa, principalmente aqui hoje com os pais, a comunidade escolar”, observou a gestora.
Leia valorizou a iniciativa, citando o momento vivido no país em relação à segurança dos alunos. “A palavra hoje é gratidão”, destacou, agradecendo à Polícia Militar e Secretaria de Educação por contar com a instrução do Proerd.
A secretária de Educação, Elaine Lovatel, destacou que o Proerd é uma iniciativa importante e que precisa fazer parte da rotina escolar. Ela observou que faixa etária atendida pelo programa precisa receber essas informações preventivas sobre drogas e violência na formação de cada uma delas. “Sempre muito bom ter esses momentos de formatura e entregar para a sociedade alunos ainda mais preparados”, ressaltou.