Para celebrar os 21 anos de existência em Mato Grosso, a coordenação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd – realiza durante todo o mês de julho panfletagem em shopping centers, centro comerciais e parques de Cuiabá e Várzea Grande.
A cartilha tem como tema ‘Caindo na real – Na Luta contra Covid-19’. As ações contam com a presença do mascote Leão que interage de forma segura com o público. Todas as atividades atendem aos cuidados de biossegurança e uso obrigatório de máscara.
A iniciativa, segundo o coordenador do programa, tenente-coronel Darwin Salgado Germano foi a forma encontrada de celebrar essa data tão importante sem esquecer o período de pandemia e a importâncias dos cuidados.
“Em Mato Grosso, 360 mil crianças e adolescentes foram formados pelo programa. É um marco e não poderia passar em branco. Por isso, a celebração será para reforçar ainda mais as orientações e cuidados com essa doença que tem assolado o mundo”.
Darwin explica que a linguagem da cartilha foi pensada no público alvo, crianças e adolescentes. “São textos curtos e objetivos e explica de forma direta o que se deve fazer para evitar ficar doente ou transmitir o vírus. Com destaque para os cuidados com a higienização, uso de máscara e evitar aglomeração”, destaca.
Atividades do programa
Mesmo em período de pandemia, o Proerd não parou. As atividades foram concentradas nas instituições privadas e com o retorno gradativo nas escolas públicas. Somente no primeiro semestre deste ano, 18 municípios foram atendidos e até o final do ano o objetivo é fechar com 41 cidades.
Desde a sua atuação no Estado, o Proerd contou com atuação de 60 instrutores em escolas públicas e particulares. Os alunos que passam pelo programa aprendem como dizer não à oferta de droga, além de elevar a autoestima, ele apresenta estilos de respostas para vários tipos de abordagens – oferta de drogas por amigos e desconhecidos e de ingresso no tráfico. Também aprendem questões como bullying, violência física, direitos e deveres, entre outros. Todo trabalho é desenvolvido junto com as secretarias municipais de educação.