Um novo balanço referente as atividades do mês de junho e do primeiro semestre de 2021, foi divulgado pelo Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs). Os dados trazem novamente um crescimento positivo no número de alvarás de construção emitidos. No mês de junho foram expedidos 250 alvarás de construção, o que representa um novo recorde. O número significa o maior índice da média histórica dos últimos 20 anos.
Diante dos números de junho, quando comparados com o mesmo período de 2020, onde foram emitidos 162 alvarás, o aumento é de 54%, divididos entre alvarás residenciais, multifamiliar e comerciais. Com relação as áreas totais autorizadas para construção, o relatório mostra que em junho, houve um aumento expressivo em metros quadrados autorizados. Foram 72.633,37 m² de área em junho, contrapondo os 45.482,73 do mês anterior (maio). O volume de área a ser construída, representa também a movimentação dos mercados da construção civil e imobiliário, que se mantêm aquecidos.
O relatório também traz comparativos do primeiro semestre. Nos primeiros 6 meses de 2021, foram expedidos 1.366 alvarás de construção, ficando uma média de 228 alvarás por mês. É o maior número para o semestre dos últimos 20 anos. A título de comparação, no primeiro semestre de 2020, foram 928 expedidos.
No mês passado, o Núcleo fez o lançamento do sistema de emissão de alvará online e ofereceu treinamentos aos usuários. O novo recurso para os profissionais da construção civil, irá agilizar os trâmites com o orgão, trazendo boas expectativas de novos recordes para os próximos relatórios mensais.