Dois homens foram presos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta (22) suspeitos de estelionato, uso de documento falso e receptação. O veículo que eles ocupavam, um Ford Ka, com placas de Barão de Melgaço-MT, foi abordado na BR-163 após os agentes receberem da Polícia Civil de Nova Mutum denúncia de que o automóvel teria registro de roubo/furto.
Com dois homens, os PRFs encontraram uma procuração falsa e a CNH do verdadeiro proprietário do veículo. De acordo com os suspeitos, a intenção era retirar junto à Polícia Civil a restrição de roubo/furto do carro e para isso pagaram pela falsificação do documento.
O que a dupla não contava é que os policiais logo perceberiam as divergências nas assinaturas da procuração quando comparada a da CNH apresentada. A suspeita é de que o passageiro, se passaria como proprietário do Ford Ka. Caso a investida desse certo, o veículo seria levado para Várzea Grande, onde seria adulterado e comercializado, o que configuraria o estelionato.
Ainda de acordo informações repassadas à PRF, o condutor já seria conhecido da polícia. Ele teria envolvimento no furto de um outro veículo alugado e não devolvido a empresa locadora no início deste ano. Sobre o assunto, o suspeito disse que apenas acompanhou o condutor de Rondonópolis até Cuiabá, mas que não teria participação no golpe. O veículo Sandero teria sido vendido pelo valor de 7 mil reais.
A dupla recebeu voz de prisão, o veículo foi recuperado e a ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil em Nova Mutum.
SISTEMA SINAL – O cidadão que tiver seu veículo roubado, furtado, com perda de sinal, em sequestro ou clonado, poderá fazer um cadastro do referido veículo no sistema “SINAL”, uma ferramenta que facilita a localização e recuperação desses veículos.
O sistema é acessado no Portal da PRF (xxx). Ao concluir o preenchimento do formulário o registro automaticamente será reportado aos policias nas consultas dos sistemas da PRF. Além disso, mensagem do tipo “pop-up” será encaminhada para os telefones funcionais de todos os policiais que estejam em serviço operacional próximos ao local da ocorrência.
Só este ano, a PRF em Mato Grosso recuperou 42 veículos que foram roubados ou furtados e que circulavam em nossas rodovias federais. A PRF ressalta que o registro no SINAL não substitui a necessidade de lavratura de boletim de ocorrência na Polícia Civil, parceira em muitas dessas ocorrências.