Os cuidados preventivos durante a pandemia do coronavírus não param em Sinop. E, por precaução, a Avenida Júlio Campos, considerada o local de grande fluxo de pessoas no município, recebeu os serviços de desinfecção biológica na noite de ontem, quinta-feira, dia 23.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Kristian Barros, a ação vem para somar no combate da Covid-19. “Essa é mais uma parceria conjunta da Secretaria Saúde, Secretaria de Obras e, agora, com a Águas de Sinop. O trabalho está sendo feito com um caminhão pipa que dispensa hipoclorito de cálcio 65% nas principais avenidas da cidade. Isso também entra no rol de precauções contra o coronavírus. Além das medidas que a gente vem passando, que é o uso de máscara, lavagem das mãos, evitar aglomeração, agora, também, a Prefeitura de Sinop está fazendo a higienização dos de pontos estratégicos, conforme nos determinou a prefeita Rosana Martinelli”, explica o gestor.
Nesta sexta-feira, 24, a partir das 19h, será a vez de cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS Oliveiras, UBS Ibirapuera, UBS Menino Jesus, UBS Sebastião de Matos) receberem a ação, pois fazem atendimento exclusivo de pessoas com sintomas gripais e suspeita de Coronavírus.
Além da parte externa, a parte interna das UBSs também receberá a ação. Servidores do setor de Endemias, da Secretaria de Saúde, farão a pulverização, com bombas intercostais, de todos os setores.
Uma primeira ação de desinfecção já foi realizada no início desse mês (dia 02) em parques, praças e academias ao ar livre localizadas da região do cemitério, da praça da Bíblia e na rotatória das avenidas Itaúbas com Jatobás. Na sequência, o trabalho de desinfecção seguiu para os espaços públicos do bairro Alto da Glória, Sebastião de Matos, Vila Mariana, Belo Ramo (escola), Vila América, Menino Jesus, Pérola, Pequena Londres, Dauri Riva, Maringá, Pimaveras (associação), Recanto dos Pássaros, Estádio e rotatória das avenidas Palmeiras com Itaúbas.
De acordo com a prefeita Rosana Martinelli, há uma grande preocupação sua e de todo o Poder Executivo em manter o bem-estar e a saúde da população e a prevenção é o melhor caminho. Com a vigência do novo Decreto Municipal (Decreto 083/2020), que impõe condições, mas libera grande parte do comércio para funcionamento, aumentará o número de pessoas circulando pelas ruas da cidade em busca da prestação de serviços ou de mercadorias e isso, segundo a gestora, pede uma atenção especial.