Os Fiscais de Postura de Várzea Grande receberam, na tarde desta terça-feira (16), novos coletes personalizados que passam a integrar o uniforme oficial de trabalho da equipe. A entrega foi realizada pela prefeita Flávia Moretti (PL), que destacou a importância da ação para o fortalecimento e a valorização dos servidores que atuam no ordenamento urbano do município.
Durante o encontro, realizado no gabinete da prefeita e acompanhado pela vereadora Rosy Prado (União), Flávia Moretti ressaltou a relevância dos fiscais, alguns com 25 anos de serviço, e a necessidade de ouvir quem está na linha de frente.
“Novos coletes, servidores valorizados. É uma alegria enorme recebê-los aqui no gabinete. […] Ouvir as demandas de quem está na linha de frente é fundamental. São reivindicações possíveis, necessárias e que vão contribuir não só para o aprimoramento da fiscalização do Código de Posturas, mas para a melhoria do ambiente urbano de todo o município de Várzea Grande”, afirmou a prefeita.
A reunião foi marcada pelo diálogo, no qual os servidores apresentaram demandas históricas, incluindo:
-
Revisão e Atualização da Legislação: A necessidade de modernizar o Código de Posturas para adequá-lo à realidade atual de Várzea Grande.
-
Criação da JASPI: O pedido de um decreto para instituir a Junta Administrativa de Solução de Processos de Infrações (JASPI). O objetivo é unificar e agilizar a análise e tramitação dos autos de infração, garantindo maior segurança jurídica e transparência.
A prefeita Flávia Moretti se comprometeu a encaminhar os estudos técnicos necessários para atender às reivindicações.
Representando a equipe, a servidora Benedita Gonçalina, a única mulher e com 31 anos de profissão, expressou o sentimento de valorização. “Ser fiscal de postura em Várzea Grande é motivo de orgulho, porque nosso trabalho não é apenas multar, é orientar, conscientizar e contribuir para que a cidade seja melhor organizada”, declarou.
O trabalho dos Fiscais de Postura é essencial e envolve a fiscalização de calçadas obstruídas, lotes sujos, construções irregulares, descarte irregular de lixo e comércio ambulante, além de atuar na liberação de alvarás e no atendimento a denúncias.






















