Começou nesta terça-feira (17) o Circuito Gastronômico Luverdense “Temperos do Cerrado”. A iniciativa criada em parceria pelo Sebrae e Secretaria de Cultura e Turismo de Lucas do Rio Verde, conta com o apoio da Aliança de Inovação do Cerrado. 17 estabelecimentos se inscreveram para participar do projeto e vão apresentar suas criações aos clientes até o dia 31 deste mês.
O intuito do circuito é promover o desenvolvimento econômico, valorizar os pequenos negócios alimentícios, fortalecer a cultura local e construir uma rota gastronômica na cidade, oferecendo aos munícipes e visitantes, pratos feitos com a identidade local de Lucas do Rio Verde.
“Criar mais uma alternativa é algo mais atrativo para quem visita e também para os luverdenses, que muitos de nós não conhecemos todos os sabores das riquezas que nós temos aqui, na nossa fauna, nossa flora. Enfim, eu acho que é importante trazer esses sabores com a avaliação de um chefe de cozinha, alguém especializado no assunto”, destacou o vice-prefeito Marcio Pandolfi, presente na abertura oficial realizada na sede do Sebrae.
Antes da apresentação dos pratos, os estabelecimentos receberam consultoria de um renomado chef, Marcelo Cotrim, que ajudou a definição dos pratos criados a partir de elementos presentes no cerrado brasileiro. Todos os ingredientes utilizados passaram também por análise, para assegurar que a pessoa que for apreciar a iguaria possa ter uma experiência memorável.
“Esse é o primeiro circuito que nós estamos fazendo e a gente espera novos circuitos. Essa é a primeira etapa, do lançamento, mas esse trabalho do Sebrae, esse acompanhamento vai continuar até o final do ano. Teremos esses acompanhamentos com o Marcelo nas empresas para ajudar eles em outras demandas que eles tiverem, se tiver que mexer nos pratos, fazer alguma adaptação ou criar novos produtos, eles vão ser acompanhados pelo Sebrae por mais tempo”, explicou Célia Mascarenhas, analista do Sebrae em Lucas do Rio Verde.
Apoiadora do evento, a Aliança de Inovação do Cerrado (AIC) também participou da preparação do Circuito Gastronômico. Marcelo Azevedo observa que a inovação neste segmento também é um processo de inovação. “Surgiram boas ideias com os pratos, justamente pensando em fomentar esse comércio para que o visitante de Lucas do Rio Verde encontre o que esteja buscando”, comentou Marcelo.
O chef Marcelo Cotrim elogiou a iniciativa e disse que é um desafio interessante unir elementos regionais e que atraíssem os paladares mais exigentes. Cotrim pontuou sobre a valorização do que é produzido na região, reconhecida nacionalmente como grande produtora de soja e milho, ingredientes presentes na maioria dos pratos. “O que deixou a gente mais feliz foi eles aceitaram essa questão de introduzir elementos da região, porque, de certa forma, eles conseguem também sentirem representados quando vão entregar um prato ao cliente, eles colocam no restaurante deles esses elementos que convivem no dia a dia”.
Até o dia 31 deste mês os pratos ficarão à disposição da população local e turistas. A ideia é que o segmento turístico seja fortalecido, assim como os estabelecimentos que recebem os visitantes.
A secretária de Cultura e Turismo, Luciana Bauer, explicou que os investimentos não são apenas na gastronomia, mas também nos ambientes públicos que podem ser visitados no município.
“O nosso turismo do agronegócio, turismo de negócios que acontece dentro do município. Por isso é importante reconhecer todos esses potenciais e desenvolver projetos que desenvolvam o setor”, ressaltou. “Nossa Lucas do Rio Verde é culturalmente diversa, não tem como a gente dizer que Lucas do Rio Verde possui um prato típico. Nós temos vários pratos típicos e teremos mais que serão desenvolvidos a partir da criatividade e a identidade dos nossos chefes locais que estão através da economia criativa desenvolvendo seus talentos”.
Conheça os pratos
1 – Grano Santo Padaria Artesanal
Pintado grelhado com homus de soja e vinagrete de cumbaru
2 – Jardim Restaurante e Petiscaria
Gratin de milho com frango assado
3 – Restaurante Portal do Peixe
Risoto de abóbora com peixe seco
4 – Espetinho do Léo
Medalhão suíno com tropeiro de soja
5 – Le Bruto Hamburgueria Artesanal
Visconde
6 – BH Beer Conveniência
Frango a passarinho com maionese de pequi
7 – Villa General Gastrobar
Pork fingers
8 – Tchê Lanches
Panceta suína com molho agridoce de soja e maionese de milho
9 – Empório Gourmet
Frango à moda luverdense
10 – Restaurante Cantina do Sul
Strogonoff suíno com creme de milho
11 – Chopp Choperia Bar
Bolinho de milho verde
12 – Restaurante Camu Camu
Sobrecoxa com polenta, farofa de soja e bacon e pesto de sálvia
13 – Choperia Palmitense
Ostra de sobrecoxa acompanhada de polenta
14 – Macanudo Lanchonete
Quarteto luverdense
15 – Restaurante Romancini
Gratin de milho com costelinha suína assada
16 – Sushi Online House
Usuzukuri com molho de buriti e tamarindo
17 – Pizzaria Dom Rodrigo
Bolinho do Cerrado