Em Porto Estrela (MT), 59% da população do município já foi vacinada com a primeira dose contra a Covid-19 e é o município que mais aplicou imunizantes em relação a quantidade de habitantes. Já Cotriguaçu, vacinou 9% da população e é o município que menos aplicou doses.
Até esta segunda-feira (28), 1.689 dos 2.877 habitantes do município receberam a primeira dose em Porto Estrela.
O percentual de vacinados é bem acima do nacional, que está em 33%.
A segunda dose foi aplicada em 357 pessoas, ou seja, em 12% da população.
De acordo com o Plano de Vacinação de Porto Estrela, o município tem cinco polos de vacinação, mesma que Cuiabá, que possui 618.124 habitantes. A abertura de mais pontos ficou condicionada ao recebimento de mais doses. Cuiabá está com 34% da população imunizada.
A prefeitura ainda fez um levantamento estimado da quantidade de habitantes que pertencem a cada grupo prioritário, o que ajudaria no andamento da campanha de vacinação.
Também estão com a vacinação avançada os seguintes municípios: Ribeirãozinho – 56%; Ponte Branca – 54%; Araguaiana – 53%; Glória D’Oeste – 53%; Torixoréu – 53% e General Carneiro – 52%.
Já Cotriguaçu é o município mato-grossense que menos vacinou contra a Covid-19. Dos 20.238 habitantes, 9% estão vacinados.
Em relação aos imunizantes aplicados como segunda dose na população, o município que mais vacinou é Nossa Senhora do Livramento com 32% de doses. Os que menos aplicaram foram Cotriguaçu, Colniza, Campo Novo do Parecis, Sapezal e Tapurah com 4%.
Em Mato Grosso 924.255 pessoas já tomaram a primeira dose dentre as vacinas AstraZeneca, CoronaVac, Pfizer e Janssen. Esse valor é 27% de toda a população do estado. Já a segunda dose foram aplicadas 322.906 doses dos imunizantes.
Foram entregues para o estado 1.684.920 doses que foram distribuídas entre os municípios.
Redução dos casos
Uma pesquisa do Instituto Butantan aponta que, com 75% da população imunizada, a pandemia pode ser controlada. Nesse trabalho realizado em Serra, no interior de São Paulo, os pesquisadores mediram os efeitos da imunização em larga escala na cidade. A cidade, de 45 mil habitantes, foi escolhida para a vacinação em massa porque tinha um alto índice de contágio.
A vacinação ainda não tinha terminado quando serrana enfrentou um aumento no número de casos. O cenário mudou entre o fim de março e o começo de abril, quando mais de 70% da população tinha sido vacinada.
Casos de Covid-19
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em Porto Estrela, foram confirmados 382 casos de Covid-19 e 11 mortes pelo vírus desde o início da pandemia. Já em Cotriguaçu, foram registrados 1.010 casos e 36 mortes.
A SES informou que, em Mato Grosso, 449.566 pessoas já se infectaram com a Covid-19. Além disso, 11.964 pessoas morreram em decorrência do vírus.
Atualmente estão internados 1.519 pessoas se tratando em enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no estado. A taxa de ocupação das UTIs está em 75,45%, com 137 leitos disponíveis.