Na manhã desta terça-feira (28), a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos, em parceria com a Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, deflagrou a “Operação Kill Switch”, com foco no combate ao tráfico de drogas realizadas através de plataformas digitais ocultas em Mato Grosso.
Em Cuiabá, foram executados dois mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária. A investigação é conduzida pela Polícia Civil do Distrito Federal, visando desarticular um sofisticado esquema de venda de drogas operado a partir da Dark Web.
O principal alvo das investigações é um profissional da área de Tecnologia da Informação residente em Cuiabá, identificado como o desenvolvedor e administrador de uma plataforma exclusiva para o comércio ilegal de entorpecentes. O site estava hospedado na Dark Web, utilizando a rede Tor para manter o anonimato e dificultar a identificação pelos órgãos de segurança.
A equipe da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos aplicou técnicas investigativas avançadas, rompendo as camadas de anonimato da Dark Web. Com isso, foi possível identificar e qualificar o principal traficante responsável pela operação da plataforma.
As evidências coletadas sugerem o envolvimento de outras pessoas no esquema, indicando que as investigações continuarão para a completa desarticulação do grupo criminoso.
O principal investigado enfrentará acusações de tráfico de drogas e associação para o tráfico, podendo ser condenado a até 25 anos de reclusão.