Polícia Civil de Mato Grosso combate extração ilegal em reserva ambiental no interior

Operação resulta em prisões, apreensões e destruição de acampamentos clandestinos

Fonte: CenárioMT

DEMA Polícia Civil do Mato Grosso desmantela esquema de extração ilegal
Polícia Civil de Mato Grosso combate extração ilegal em reserva ambiental no interior - Foto: Polícia Civil

Três homens foram presos em flagrante em Mato Grosso durante uma operação contra crimes ambientais dentro da Estação e Reserva Ecológica do Estado Rio Ronuro, localizada na região de Feliz Natal, a 515 quilômetros de Cuiabá.

A ação foi deflagrada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Gerência de Operações Especiais (GOE), após denúncias sobre a presença de pessoas realizando extração ilegal de madeira na área protegida e a existência de um trator escondido na mata.

Durante as diligências, as equipes localizaram toras de madeira já derrubadas e cortadas. Em meio à vegetação, encontraram um acampamento com dois homens que admitiram estar prestando serviços no local. Um deles relatou que produzia lascas de madeira, enquanto o outro atuava no descascamento de toras. Ambos afirmaram desconhecer o paradeiro do trator mencionado nas denúncias, dizendo apenas que uma máquina quebrada teria sido levada para manutenção na cidade.

Em continuidade à operação, os policiais apreenderam uma motosserra utilizada na atividade ilegal, além de localizar um terceiro envolvido. Os três suspeitos foram levados à delegacia de Feliz Natal.

Os acampamentos clandestinos foram destruídos e, além da motosserra, foram apreendidos também celulares e uma antena de internet de última geração. A Polícia Civil segue investigando o caso para identificar outros possíveis envolvidos.