Policiais militares em todo estado mantêm o trabalho de conscientização das pessoas sobre necessidade de se manter o isolamento social e do uso obrigatório de máscaras para evitar a propagação do coronavírus. Na segunda e terça-feira (06 e 07.07), foram várias as situações em que agentes precisaram conversar com as pessoas sobre a importância de evitar a aglomeração.
Na área central de Cuiabá, os militares estavam em ronda quando perceberam que pessoas na fila em frente a uma agência bancária não obedeciam a distancia estabelecida. De forma pacifica, elas atenderam a solicitação.
A mesma situação ocorreu em uma casa Lotérica no bairro Carumbé, na Avenida Dante de Oliveira, onde pessoas estavam aglomeradas na frente do estabelecimento. Os policiais organizaram uma fila e as distâncias foram estabelecidas.
No bairro CPA 4, próximo ao mini-estádio, pessoas se aglomeravam e foram orientadas irem para suas casas. A solicitação foi atendida.
No Pedra 90, pessoas jogavam vôlei de areia e nenhuma delas usava máscara. Depois de ouvirem sobre a necessidade de se manter o isolamento, cada uma delas se dirigiu a sua residência.
No Bela Vista, um grupo de jovens conversava na praça. Parte deles não usava máscara e foram orientados da necessidade do acessório e de evitar a aglomeração.
Em São José do Xingu, os militares atuam de forma orientativa em vários pontos da cidade controlando o fluxo de pessoas em estabelecimentos comerciais. Em uma das situações, os agentes prestaram apoio às equipes da Vigilância Sanitária durante uma barreira sanitária montada no bairro Vila Nova – entrada oeste da cidade.
Em Novo Santo Antônio, os policiais realizaram visitas comerciais e montaram pontos demonstrativos em locais estratégicos. De forma pacifica, não houve nenhuma intercorrência.
Em Água Boa, a equipe do 16º BPM está sempre atenta e observando se os moradores estão atendendo as normas estabelecidas do uso obrigatório das máscaras, além de evitar o consumo de bebidas alcoólicas e uso de narguilé nos comércios e praças.
Em Rondonópolis, os militares realizam rondas na área central e nos bairros. Sempre com atenção nas situações de aglomerações e pessoas não usando máscara. Têm montado pontos estratégicos em locais destinados as práticas de atividades físicas na cidade.