PF deflagra Operação Fake News contra crimes eleitorais em MT

Ação ocorreu em Cuiabá e Várzea Grande para investigar disseminação de fake news nas eleições de 2022

Fonte: CenarioMT

PF deflagra Operação Fake News contra crimes eleitorais em MT

A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (14), a Operação Fake News com o objetivo de combater crimes eleitorais e contra a honra praticados durante as eleições de 2022 em Mato Grosso. A ação ocorreu nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande.

Os policiais cumpriram três mandados de busca e apreensão expedidos pelo Núcleo Regional Eleitoral das Garantias I, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

A investigação apura a atuação de um grupo que produzia e disseminava fake news e conteúdos caluniosos com o objetivo de influenciar o pleito eleitoral de 2022. Segundo a PF, o grupo divulgava vídeos com informações falsas e ofensivas contra o atual governador de Mato Grosso.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu celulares e outros materiais de interesse para a investigação. Um secretário municipal de Várzea Grande foi preso em flagrante por desacato aos policiais ao tentar obstruir as buscas. Ele foi encaminhado à sede da PF, onde responderá em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e será liberado após os procedimentos legais.

A Operação Fake News é parte dos esforços da Justiça Eleitoral para combater a desinformação e garantir a integridade do processo eleitoral.

Reporter e editor do CenárioMT, possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso. Cargo: Repórter | DRT: 0001686-MT