PF cumpre mandados em MT contra envolvidos na participação dos ataques em Brasília

Esta é a quarta fase da Operação Lesa Pátria e diversos mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso e outros quatro estados, além do Distrito Federal.

Fonte: CenárioMT

operacao da pf combate trafico de drogas no porto de santos
© Polícia Federal/Operação Criptônimo

Deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (3), a quarta fase da Operação Lesa Pátria busca identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília. Equipes da PF cumprem mandados em Mato Grosso e outros 4 estados, além do Distrito Federal.

Os alvos teriam envolvimento com os atos em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por pessoas que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

Ao todo estão sendo cumpridos três mandados de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados de Rondônia, Goiás, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso e Distrito Federal.

Ataques em Brasília

Os ataques em Brasília aconteceram no último dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram às sedes dos Três Poderes na capital federal. De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, alguns indícios apontam possível omissão e conivência do governador afastado e seus auxiliares em facilitar os crimes cometidos.

No mesmo dia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou intervenção federal em Brasília, a fim de evitar novos ataques. Forças policias de diversos estados foram disponibilizadas, inclusive de Goiás. Também no dia dos acontecimentos, Ibaneis Rocha foi afastado do cargo de governador.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.