Dados divulgados, nesta sexta-feira (14), pela concessionária que administra o trecho da BR-163, entre Rondonópolis e Sinop, a 218 km e 503 km de Cuiabá, respectivamente, apontam que, em média, dois casos de acidente envolvendo motociclistas são registrados por dia.
Ainda assim, o número de sinistros com motos reduziu cerca de 11%, nos primeiros cinco meses, se comparado ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o levantamento, 324 ocorrências foram registradas entre 1º de janeiro a 31 de maio deste ano. No ano mesmo período de 2018, foram 367 casos.
Os dados revelam ainda que os acidentes são mais frequentes com a aproximação do fim de semana, sendo as quedas o tipo mais recorrente, com 32% do total atendido. Em seguida estão as colisões transversais (26%) e traseiras (15%).
Segundo o gerente de operações da concessionária, apesar da redução, o número de registros ainda é preocupante, especialmente porque a estatística demonstra que a maioria dos acidentes ocorre nas travessias urbanas, onde motocicletas, veículos leves e pesados dividem o mesmo espaço.
O descumprimento das normas de trânsito são fatores que resultam em acidentes. Entre as condutas irregulares recorrentes na BR-163 estão:
- Passagem por cima de canteiros
- Conversões irregulares
- Ultrapassagens pela direita
- Ausência de uso de equipamentos de segurança
- Transporte irregular de crianças
- Uso de telefone celular
A ausência do uso do capacete, falta de habilitação e a embriaguez do condutor são situações constantemente identificadas pelas equipes de patrulhamento da rodovia.