Palestra ‘Coisa de Menino?’ discute construção social da masculinidade em Mato Grosso

O evento tem como público-alvo membros(as), servidores(as), estagiários(as), residentes e colaboradores(as) do Ministério Público, além de público externo e estudantes.

Fonte: CENÁRIOMT

Coisa de Menino

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), realiza na próxima quarta-feira (03.12), das 09h às 11h (horário de MT), a palestra “Coisa de Menino: Uma conversa sobre masculinidade, misoginia e paternidade” com a psicanalista Maria Homem. O evento propõe reflexões sobre a construção social da identidade masculina e os papéis de gênero, alinhada aos valores democráticos e ao papel social do MP na defesa dos direitos humanos.

 

[Continua depois da Publicidade]

A iniciativa é promovida pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT.

 

[Continua depois da Publicidade]

Nesta palestra, Maria Homem abordará a questão estrutural da misoginia na cultura brasileira, discutindo como a sociedade perpetua a violência e a discriminação contra as mulheres. A palestrante também apresentará uma análise crítica da construção da masculinidade e da feminilidade, e como isso impacta a vida das mulheres no Brasil.

 

Com transmissão virtual pela Plataforma Microsoft Teams e pelo canal oficial do MPMT no YouTube, a palestra terá como debatedora a promotora de Justiça coordenadora do Núcleo das Promotorias de Enfrentamento da Violência Doméstica e Familiar, Claire Vogel Dutra.

 

O evento tem como público-alvo membros(as), servidores(as), estagiários(as), residentes e colaboradores(as) do Ministério Público, além de público externo e estudantes. As vagas são ilimitadas e os participantes que obtiverem 75% de presença receberão certificado com carga horária de 2 horas/aula.

 

“Mato Grosso é o Estado com mais feminicídios no Brasil, e é fundamental discutir e abordar a misoginia como uma questão estrutural. A palestra é uma oportunidade para refletir sobre as práticas e discursos que perpetuam a violência contra as mulheres”, destacou o procurador de Justiça titular da Especializada, José Antônio Borges Pereira.

 

A palestrante – Maria Homem é psicanalista, professora e escritora, pós-graduada em Psicanálise e Estética pela Universidade de Paris VIII / Collège International de Philosophie e pela USP, pesquisadora do Núcleo Diversitas (USP) e professora da Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). É autora de obras de destaque como “Lupa da alma”, “Coisa de menina?” e “No limiar do silêncio e da letra” e atua na esfera pública com reflexões sobre o laço social, a política e questões contemporâneas, como gênero, sexualidade, vida digital e diversidade. Também é coautora do livro “Coisa de Menino: Uma conversa sobre masculinidade, misoginia e paternidade” ao lado de Contardo Calligaris (in memoriam).

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]