Um paciente de 35 anos que está internado em um hospital de Lucas do Rio Verde, a 360 km de Cuiabá, desde o dia 1º de agosto de 2019, após um acidente de moto, aguarda decisão da Justiça para conseguir continuar o tratamento em casa. A Defensoria Pública de Mato Grosso entrou com uma ação requisitando que o estado e o município forneçam home care a um paciente.
A unidade hospitalar disse que necessita desocupar o leito de isolamento por causa da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a família do paciente, ele ficou na UTI de agosto a dezembro de 2019 e teve sequelas neurológicas graves.
Devido aos cuidados com o homem, os sete irmãos passam por dificuldades financeiros, pois parte deles não pode trabalhar para cuidar do irmão.
A defensoria informou que a ação, com pedido de antecipação de tutela, foi ajuizada no dia 7 de fevereiro.
Por conta da demora, a Defensoria manifestou-se novamente nos autos no dia 19 de março, após a visita de representantes do município de Lucas do Rio Verde ao hospital.
Depois do magistrado postergar a análise da liminar, foi peticionado agravo de instrumento, distribuído na Segunda Câmara de Direito Público e Coletivo.
Em seguida, foi feito o pedido de reconsideração da decisão, para que o juiz conceda a liminar na integralidade.
Na última segunda-feira (27), considerando a gravidade do quadro clínico do pacidente, a Defensoria Pública fez nova manifestação no processo, aguardando a apreciação do magistrado, o que não ocorreu até agora.