Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso monitora centro terapêutico em Cuiabá e cobra melhorias urgentes

O relatório apontou que as obras de adequação do espaço estão em andamento com os acolhidos no local, o que agravou as condições de salubridade e segurança.

Fonte: CENÁRIOMT

Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso monitora centro terapêutico em Cuiabá e cobra melhorias urgentes

A Ouvidoria-Geral do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), por meio do projeto Escuta Pró-Ativa, realizou uma segunda vistoria em um centro terapêutico de Cuiabá nesta sexta-feira (14), com o objetivo de monitorar o cumprimento das recomendações feitas em setembro e garantir os direitos das pessoas acolhidas.

Apesar de constatar avanços pontuais, como a melhor organização do controle de medicamentos e a formalização de parceria com um psiquiatra, a Ouvidoria considerou as melhorias insuficientes diante das sérias fragilidades ainda existentes. O relatório apontou que as obras de adequação do espaço estão em andamento com os acolhidos no local, o que agravou as condições de salubridade e segurança.

[Continua depois da Publicidade]

Persistem problemas estruturais e de gestão, como a ausência de separação dos alojamentos por sexo, a oferta de alimentação inadequada, a falta da equipe técnica mínima exigida e diversas pendências documentais. Diante do cenário, a Ouvidora-Geral, procuradora de Justiça Eliana Cícero de Sá Maranhão Ayres Campos, concedeu um prazo adicional de 60 dias para que todas as adequações necessárias sejam concluídas.

O projeto Escuta Pró-Ativa faz parte do compromisso do MPMT com o diálogo construtivo e já realizou visitas técnicas a penitenciárias, comunidades terapêuticas e clínicas em diversos municípios em 2025.

[Continua depois da Publicidade]
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]