Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, a Polícia Civil de Mato Grosso, por meio das Delegacias Especializadas do Adolescente (DEA) de Cuiabá e Várzea Grande, deflagrou a Operação Meninas Seguras durante todo o mês de março.
A ação teve como foco o combate à violência contra mulheres e meninas, com foco na prevenção e repressão de crimes como estupro, violência doméstica e familiar, e atos infracionais análogos.
Resultados da Operação
13 mandados de busca e apreensão e internação cumpridos contra adolescentes em conflito com a lei;
Apreensão de 4 menores infratores que respondem a procedimentos por atos infracionais;
Palestras e atividades preventivas em 8 escolas de Cuiabá, Várzea Grande e Acorizal, alcançando mais de 500 alunos e professores.
Projetos inovadores
Rodízio de Saberes: capacita professores para identificar e orientar adolescentes sobre temas como violência sexual, gravidez na adolescência, bullying, cyberbullying, atos infracionais e medidas socioeducativas.
Roda de Conversa: promove debates dinâmicos com os alunos sobre os temas abordados no projeto, com foco na assimilação e no engajamento dos jovens.
Escolas contempladas em março
Escola Estadual Malik Didier Namer Zahafi
Escola Estadual Rafael Rueda
Escola Estadual Cezina Botelho (Acorizal)
Escola Estadual Ponce de Arruda (Distrito da Aldeia, Acorizal)
Escola Estadual Vitorino Silva
Escola Estadual Tancredo Neves
Planejamento para abril:
As DEAs de Cuiabá e Várzea Grande darão continuidade ao projeto “Rodízio de Saberes” nas escolas, com foco nas áreas com maiores incidências de atos infracionais.