MT tem um acidente de trabalho a cada 52 minutos; saiba como evitar

Fonte: REDAÇÃO CENÁRIOMT

construction 2578410 960 720
Foto Pixabay

Menos de uma hora. Esse é o tempo que passa entre um acidente de trabalho e outro no Mato Grosso. No estado, um trabalhador se acidenta a cada 52 minutos. Os dados são do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho (MPT), site do Ministério Público do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Segundo o observatório, cerca de 73 mil acidentes ocorreram no Mato Grosso desde 2012.

O número de mortes no trabalho também é alarmante. Foram 730 desde 2012, portanto aproximadamente duas por semana. A maioria dos acidentes vem do setor agropecuário, sendo que a maior parte, entre esses, acontece no abate de animais.

As atividades hospitalares também são o cenário de muitos acidentes de trabalho no Mato Grosso, assim como o comércio varejista e o transporte de cargas.

A maior parte das lesões são fraturas (15 mil entre 2012 e 2017). Também são comuns cortes, contusões e esmagamentos. As amputações também aparecem em um lugar alto da lista.

Números são altos no Brasil inteiro

Mas não é só o estado do Mato Grosso que precisa se preocupar com os acidentes de trabalho. No Brasil, uma pessoa morre enquanto trabalha a cada três horas e quarenta minutos. Entre 2012 e 2018, foram 17.200 mortes registradas, em todo o país, em decorrência de algum acontecimento durante a atividade laboral.

Esses números, no entanto, vêm caindo. Em 2014, 2.659 mortes no trabalho foram registradas. Quatro anos depois, em 2018, foi reduzido para 2.022. Os acidentes sem vítimas ocorrem a cada 49 segundos em algum ambiente de trabalho no país.

Os homens que mais se acidentam na atividade laboral são aqueles entre 18 e 24 anos, enquanto as mulheres são as de idade entre 30 e 34 anos. São Paulo é o estado que mais registra acidentes de trabalho no Brasil.

Como se prevenir

Existem algumas dicas para evitar os acidentes de trabalho, em qualquer ambiente. A primeira e mais óbvia, mas que ainda assim é ignorada por muitas empresas e funcionários, é a utilização dos Equipamentos de Proteção Individual, os chamados EPI. Os mais comuns são máscaras, luvas e óculos. Se a tarefa envolver um serviço nas alturas, certifique-se de utilizar um cinto de proteção.

Outra dica diz respeito aos trabalhos que envolvem ferramentas. Segundo o site magodasferramentas.com.br, é preciso que o trabalhador tenha total noção de como manusear cada ferramenta no trabalho. Além disso, a manutenção dos acessórios também é primordial, pois uma falha mecânica ou elétrica pode ocasionar um grande problema.

Por último, é necessário manter o ambiente de trabalho organizado. Ferramentas cortantes jogadas pelo chão, principalmente na construção civil, também podem ser a razão de acidentes no ambiente laboral.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.