Em um terço dos acidentes de trânsito fatais em Cuiabá uma das partes envolvidas não tinha permissão para dirigir, ou seja, carteira de habilitação (CNH). Destes, 83% eram motociclistas. A infração é uma das principais causadoras de acidentes, juntamente com o excesso de velocidade e embriaguez ao volante. O estudo foi realizado pela Secretaria de Infraestrutura do estado (Sinfra).
Entre os acidentes, os principais foram do tipo colisão, com 45,4%, seguidos por choque em objeto fixo, como um poste, com 22% e atropelamentos, com 18%.
De acordo com o estudo, os fatores de risco que mais contribuíram para as ocorrências de acidentes de trânsito fatal em Cuiabá no ano de 2018, foram o excesso de velocidade, presente em 52% dos casos, seguido por conduzir sob efeito de álcool 20%.
Outros fatores de risco responsáveis pelos acidentes fatais são a infraestrutura (13%), cansaço ou fadiga (4%) e drogas (2%).
Já a conduta de risco mais frequente foi conduzir sem habilitação, identificada em 34,1% das ocorrências analisadas. Outras condutas apontadas foram transitar em local proibido, mudar de pista sem sinalizar, desrespeitar sinalização e imprudência do pedestre.