Por meio de vídeos educativos, empresários e profissionais do setor do turismo terão mais informações sobre práticas importantes para evitar a propagação da Covid –19. O plano, apoiado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo de Mato Grosso (Seadtur), é uma ação conjunta entre o Ministério do Turismo (Mtur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) com o objetivo de garantir mais segurança ao setor.
“O projeto faz parte do plano de retomada do turismo do Governo Federal, que tem como princípio a volta do setor de maneira gradual, respeitando as medidas de restrição para evitar a propagação do novo vírus”, explica Jefferson Moreno, secretário adjunto de Turismo de Mato Grosso.
Aline Fonseca, coordenadora de Estrutura e Qualificação no Turismo da Seadtur explica que “após finalizar o curso, estabelecimentos ganharão o selo ‘Turismo Responsável, Limpo e Seguro’ que vai sinalizar para o turista que aquele ambiente segue as medidas de segurança necessárias e importantes para evitar o contágio”, explica
De acordo com o site do Ministério do Turismo, atualmente no Brasil os segmentos com maior número de adesão ao selo são: agências de turismo (8.240), meios de hospedagem (5.986), guias de turistas (3.884), transportadoras turísticas (3.477), restaurantes, cafeterias, bares e similares (1.829).
Para poder acessar os vídeos com as informações e posteriormente ganhar o certificado, o usuário deve apresentar o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).