Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego entre os jovens do país em 2024, com apenas 4,05% desse grupo em busca de trabalho. O dado consta na publicação especial “Jovens do Mercado de Trabalho em Mato Grosso”, realizada pelo Observatório de Mato Grosso em parceria com o Senai, utilizando informações do IBGE.
O relatório aponta que Mato Grosso possui 934.353 jovens (14 a 29 anos), o que corresponde a 25,56% da população estadual. Desse total, 67,22% (628.042 pessoas) estavam inseridos na força de trabalho no último ano, colocando o estado com a 4ª maior participação de jovens no mercado de trabalho do país.
Os setores que mais empregam são Serviços (39,26%) e Comércio (33,53%), concentrando juntos mais de 72% das ocupações juvenis.
Os resultados evidenciam um ambiente econômico dinâmico e favorável ao engajamento da juventude, combinando baixo desemprego e crescimento econômico.
A secretária adjunta Linacis Silva Vogel Lisboa (Sedec) reforçou que os números são reflexo do constante incentivo e dos investimentos que o estado tem realizado para diversificar a economia e criar oportunidades para os jovens talentos.

















