Após a Anvisa autorizar na tarde deste domingo (17/1), a aplicação de duas vacinas emergencial no Brasil: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a da Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fiocruz, Mato Grosso está se preparando para receber, armazenar e distribuir com segurança as vacinas para os municípios do estado.
As vacinas podem, em teoria, começar a ser aplicadas no Brasil assim que a decisão for informada oficialmente aos laboratórios. Sendo assim, está programado para a próxima quarta-feira, dia 20.
De acordo com o plano, assim que a vacina chegar em território matogrossense, será distribuída para as regiões. A previsão é que o produto chegue ao destino final em, no máximo oito dias. O transporte será feito via terrestre e aérea para locais mais distantes e de difícil acesso no Estado. Mas, o Plano Nacional prevê que as vacinas sejam a ser aplicadas já no dia 20 de janeiro.
Seguindo o cronograma de Mato Grosso, assim que vacina chegar no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, será encaminhada para o setor de conferência, armazenamento e preparação das remessas na Central Estadual da Rede de Frio. Esse processo deve levar de um a dois dias.
Depois de conferidas e preparadas, os lotes são levados para as centrais regionais. O transporte poderá ser feito de avião ou via terrestre dependendo da localização da região. Esse encaminhamento pode levar até 3 dias para atingir todas as centrais. Por fim, cada município irá providenciar transporte para buscar as vacinas nas centrais regionais.
Vale ressaltar que a distribuição ocorrerá conforme a chegada das remessas ao estado. O transporte terrestre será feito com escolta da Polícia Militar. Escolta armada nas centrais regionais já foram providenciadas.