Mato Grosso registra 72 mortes por afogamento em 2019

Fonte: G1 MT

1 54
Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso/Divulgação

Em 2019 foram registrados, até agora, 72 mortes por afogamentos em Mato Grosso. O mês de setembro foi um dos com mais ocorrências de afogamentos: foram 17, o mesmo número de maio.

Os dados foram divulgados pelo Corpo de Bombeiros nessa quinta-feira (3).

Ainda conforme o relatório, em todo o ano de 2018 foram 91 ocorrências de afogamento com atendimento do Corpo de Bombeiros.

Não é possível que haja bombeiros nos muitos pontos de mergulho dos rios do estado, então são raros os casos em que os militares salvam vidas.

Nesse momento de calor intenso e nos períodos de férias as pessoas vão mais aos rios. O major Heitor Souza, especialista em mergulho, recomenda que a população não entre em águas turbulentas. Mesmo em rios tranquilos, ele recomenda não deixar a água acima da linha da cintura.

De acordo com ele, uma recomendação importante é sinalizar com as mãos em qualquer dificuldade, nunca tentar nadar contra a correnteza porque, dessa forma, se cansa mais rápido.

Se uma pessoa vê outra se afogando, deve tentar jogar um objeto flutuante para ela. Pode ser uma garrafa PET ou uma tampa de caixa de isopor, por exemplo.

Quem quer ajudar não deve se aproximar de frente da pessoa que está afundando, porque no desespero, ela pode fazer os dois se afogarem. Nunca os banhistas devem ingerir bebida alcoólica antes de entrar nos rios.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!