Mato Grosso precisa qualificar mais de 300 mil trabalhadores para atender demanda nos próximos anos

Fonte: CENÁRIOMT

Mato Grosso precisa qualificar mais de 300 mil trabalhadores para atender demanda nos próximos anos
Mato Grosso precisa qualificar mais de 300 mil trabalhadores para atender demanda nos próximos anos

Um estudo do Observatório Nacional da Indústria (ONI), divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta sexta-feira (18), revela que Mato Grosso precisará qualificar cerca de 315 mil pessoas para atender as demandas do mercado de trabalho nos próximos três anos. Segundo o levantamento, 48 mil novos profissionais devem ser formados, enquanto 268 mil trabalhadores que já estão no mercado precisarão passar por requalificação.

O crescimento econômico de Mato Grosso, impulsionado pela geração de empregos, explica a necessidade de qualificação. De acordo com o professor de economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mauricio Munhoz, a dinâmica econômica do estado, em expansão, está diretamente relacionada ao aumento da população.

Projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que Mato Grosso será o único estado brasileiro cuja população continuará crescendo até 2070. O último Censo (2022) registrou 3.658.813 habitantes, e a previsão é de que esse número chegue a 5.265.603 (+43,91%) em 2070.

Para acompanhar o ritmo de criação de empregos e substituir profissionais que devem deixar o mercado formal a partir de 2025, o estado precisará preparar 48 mil novos trabalhadores. Além disso, outros 268 mil precisarão de treinamentos e atualizações para manterem suas competências em funções cada vez mais exigentes na indústria e em outros setores.

Essa projeção reforça a importância de investimentos em educação e capacitação para que o estado consiga atender à crescente demanda do mercado de trabalho nos próximos anos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!