Mato Grosso mobiliza mais de mil bombeiros para combater incêndios florestais

Fonte: CENÁRIOMT

Mirante do Centro Geodésico
Foto: @CenárioMT

Um grande contingente de bombeiros militares, mais de mil, trabalha incansavelmente para conter os diversos focos de incêndio que assolam Mato Grosso. Nas últimas 24 horas, quatro incêndios foram extintos, mas outros 38 ainda estão ativos em diversas regiões do estado.

Em Chapada dos Guimarães, as equipes combatem um incêndio na região do Mirante do Centro Geodésico da América do Sul com o apoio de um avião. Além disso, estão dando suporte ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no combate às chamas que atingem o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

No Pantanal, os bombeiros estão concentrados na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, no Parque Estadual do Guirá e em Poconé. Para auxiliar nessas ações, os militares contam com o apoio de diversas instituições, como a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros de outros estados e Forças Armadas.

Além de Chapada dos Guimarães e Pantanal, cidades como Cuiabá, Rosário Oeste, Nobres, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Juína, Aripuanã, Novo Mundo, Nova Mutum, Diamantino, Cláudia, Lucas do Rio Verde, Tangará da Serra, Alto Paraguai, Ribeirão Cascalheira, Paranatinga, União do Sul, Novo Santo Antônio, Alto Araguaia, Poxoréu e Sorriso também enfrentam incêndios florestais.

As causas dos incêndios ainda estão sendo investigadas, mas a estiagem prolongada e as altas temperaturas contribuem significativamente para a propagação das chamas. Os incêndios florestais causam diversos danos ao meio ambiente, como a perda da biodiversidade, a emissão de gases do efeito estufa e a poluição do ar. Além disso, as queimadas podem afetar a saúde da população e causar prejuízos econômicos.

As autoridades estaduais e municipais estão trabalhando em conjunto para combater os incêndios e minimizar os danos causados. A população também é convidada a colaborar, evitando realizar queimadas e denunciando qualquer foco de fogo.