O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) está mobilizado em diversas frentes para combater 34 incêndios florestais que atingem o estado nesta sexta-feira (20). Mais de mil bombeiros trabalham em regime de revezamento, com apoio de brigadistas contratados pelo Estado e de órgãos federais como o Ibama e o ICMBio.
Uma das principais ocorrências é o incêndio na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, que já está controlado. No entanto, as equipes continuam atuando em outras áreas do Pantanal, como o Parque Estadual do Guirá e a região da Baia Grande, próxima à Estação Ecológica do Taiamã.
Além do Pantanal, incêndios também estão sendo combatidos em diversas outras cidades do estado, como Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Rosário Oeste, Nossa Senhora do Livramento, Alto Araguaia, Pedra Preta, Guiratinga, Alto Paraguai, União do Sul, Sorriso, Ribeirão Cascalheira, Cáceres, Aripuanã, Juara, Novo Mundo, Nova Ubiratã, Nova Maringá, Diamantino, Nova Nazaré, Nova Xavantina e Lambari D’Oeste.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil, Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira e Marinha do Brasil também estão apoiando as ações de combate aos incêndios.
A estiagem e as altas temperaturas têm contribuído para a propagação das chamas, e as autoridades alertam para a necessidade de cuidados para evitar novos focos de incêndio. A população pode denunciar qualquer ocorrência através dos números 193 (Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).