Mato Grosso celebrou um marco significativo em seu mercado de trabalho em fevereiro, com a criação de 9.710 empregos formais, o maior número registrado nos últimos quatro anos, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego. Este resultado representa um aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram criadas 7.416 vagas.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos, com 5.499 novas vagas, seguido pelo Comércio (1.715), Construção Civil (1.485) e Indústria (1.032). A Agropecuária, por sua vez, apresentou um saldo negativo, com mais demissões do que contratações.
Um dado interessante é a predominância de mulheres no preenchimento das vagas, com 5.233 dos novos postos de trabalho ocupados por elas. Além disso, jovens de 18 a 24 anos com ensino médio completo representaram a maior parte dos novos trabalhadores.
Cuiabá se destacou entre os municípios, com a criação de 2.050 novos empregos formais, seguida por Rondonópolis (835), Barra do Garças (646), Sinop (626) e Várzea Grande (590).
Este desempenho positivo reflete o ambiente favorável para os negócios no estado, resultado de políticas de segurança jurídica, desburocratização, incentivo ao empreendedorismo e investimento em infraestrutura.
O governo estadual tem se concentrado em qualificar a mão de obra local para atender à demanda crescente do mercado de trabalho, em parceria com o setor produtivo.
Em nível nacional, a economia brasileira também apresentou um desempenho positivo em fevereiro, com a criação de 431,99 mil empregos formais, o melhor resultado para o mês desde o início da série histórica do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em 2020.