Mais de 93% receberam a primeira dose em Várzea Grande

Fonte: CENÁRIOMT

12 224 scaled

Mais de 93% dos várzea-grandenses estão imunizados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19. Outra parcela da população, cerca de 70%, está com a cobertura vacinal completa, ou porque recebeu a segunda dose, ou pela dose única. Desde o começo da campanha nacional de imunização contra o novo coronavírus, ainda no primeiro trimestre deste ano, Várzea Grande soma aplicação de 327.357 doses. A cidade é a segunda maior do Estado em população, com cerca de 290 mil habitantes, segundo censo do IBGE em 2020.

Além de intensificar a aplicação da primeira e da segunda dose, a Saúde municipal foca na imunização de reforço – a terceira dose – que tem como grupo preconizado pelo Ministério da Saúde idosos acima de 60 anos, população com comorbidades de 12 acima e profissionais da saúde.

Hoje mesmo tem mais uma edição do ‘Corujão da Vacinação’, no Parque Berneck, das 16h às 22h.

“Chegamos a estes índices graças ao nosso planejamento e à priorização do prefeito Kalil Baracat às ações de vacinação para o enfrentamento a Covid-19. Acredito que esta estabilização sobre o número de casos e, especialmente, a redução de óbitos na nossa cidade, refletem todo o trabalho que estamos desenvolvendo, bem como a eficácia das vacinas. Aprimoramos a cada dia o atendimento à população, estabelecemos parcerias com a Assembleia Legislativa e o Centro Universitário (Univag) para a abertura de pontos de vacinação. Estamos tendo um ritmo constante de vacinação, avançamos sobre as faixas etárias preconizadas pelo Ministério, planejamos o gerenciamento de doses para não haver escassez e buscamos agilidade para imunizar mais pessoas em menor tempo”, comemora Gonçalo de Barros, secretário municipal de Saúde de Várzea Grande.

Gonçalo explica que o foco agora é chegar ao equilíbrio dos grupos elencados, que são a população jovem de 12 anos acima e adultos, para a segunda dose. “Para tanto, voltaremos a editar o ‘Sextou VG’ no próximo dia 29. Mais uma vez vamos intensificar o atendimento ao público alvo para um grande chamamento para a segunda dose e então chegarmos aos índices desejados. A ação vai ocorrer no Ginásio Poliesportivo Fiotão, iniciando às 8h da manhã e indo até a meia noite. Poderão comparecer também as pessoas que ainda não tomaram nenhuma dose, cujo cadastro será feito na hora, e o foco  principal será  imunizar àqueles que ainda não tomaram a segunda dose, no Sextou VG”, disse ele, lembrando que poderão ir ao Fiotão também os idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, população com comorbidade para receberem a dose de reforço.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO – Já definimos o Calendário de Vacinação desta semana, e vamos dar ampla publicidade, uma vez que o Ponto do Fiotão volta a funcionar no dia 28. “O ponto ficou desativado para sediar a final da Supercopa Masculina de Vôlei que se encerra hoje. Tão logo seja encerrada a partida, a prefeitura retoma a organização do espaço para voltar a ser um ponto fixo de vacinação”, pontua Barros. O ginásio vai passar por sanitização após os jogos e estará aberto à população no dia 28, das 8h às 16h.

Na quinta-feira (28), a vacinação ocorre no Ginásio Poliesportivo Fiotão, das 8h às 16h.

Na sexta-feira (29), haverá a edição do ‘Sextou VG’, com foco na vacinação da segunda dose, no Ginásio Poliesportivo Fiotão das 8h à meia noite.

No sábado (30), a vacinação ocorre no ponto Drive Thru do Parque Berneck, das 8h às 16h.

Podem procurar estes pontos as pessoas agendadas e confirmadas, além dos adolescentes de 12 a 17 anos de idade para a primeira dose, bem como idosos para aplicação da dose adicional para maiores de 60 anos que tomaram a segunda dose ou a dose única há mais de seis meses. A imunização também estará disponível para pessoas com mais de 18 anos que tenham alto grau de imunossupressão.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!