Os motoristas de ônibus que circulam em Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana da capital, começaram a fazer testes para a Covid-19 nesta quarta-feira (10). Os exames seguem até a próxima sexta-feira (12).
Nessa primeira etapa, segundo a Associação Mato-grossense dos Transportadores Urbanos (MTU), os exames gratuitos serão realizados em 303 motoristas.
A ação é uma parceria do SEST/SENAT e MTU/STU entidades que representam as empresas de ônibus.
A testagem acontece na sede do SEST/SENAT, na Avenida Fernando Correa da Costa, Bairro Coxipó, em Cuiabá, das 8h às 12h.
De acordo com a MTU, no local, haverá equipe de médicos, enfermeiros e psicólogos para acompanhamento dos motoristas testados. Também, os trabalhadores irão receber reforço nas orientações de higienização para combate ao Covid-19.
Segundo o diretor da unidade SEST/SENAT de Cuiabá, Ricardo Azevedo, essa é mais uma mobilização nacional realizada em mais de 120 postos, que visa atender 30 mil trabalhadores do transporte urbano e rodoviário em todo país.
Em Cuiabá, após a Justiça autorizar a circulação de 30% da frota, foram mapeadas as quatro regiões da cidade, para atender exclusivamente profissionais de serviços essenciais, principalmente da saúde, sendo todos os ônibus identificados com adesivos, atendendo o itinerário dos hospitais públicos e privados da capital.
A MTU informou que, outra medida adotada, foi a desinfecção e limpeza de balaústres e pega-mão dos ônibus nos pontos finais das principais linhas do sistema. Também está sendo feita medição de temperatura de todos antes de iniciar a jornada de trabalho, utilizando termômetros de testa. Quem tiver temperatura acima de 37,8 graus retorna para casa.