Dezenas de mulheres ligadas ao agronegócio em Lucas do Rio Verde participaram nesta quarta-feira (08) sobre um workshop que marcou o Dia da Mulher. O evento realizado pelo Sindicato Rural do município reuniu duas profissionais que atuam numa escola de oratória no município.
Professora aposentada e esposa de produtor rural, Soleni Ioris sabe bem a importância de uma boa comunicação. Por isso, fez questão de participar da atividade. “A comunicação é fundamental em qualquer aspecto, em qualquer segmento em que nós atuemos. Nós necessitamos da comunicação para que possamos atingir os objetivos e buscar no outro aquilo que nós necessitamos”, comentou.
Durante o workshop, as mulheres aprenderam técnicas que ajudam a perder o medo de falar em público. A importância de uma boa comunicação foi destacada durante os trabalhos.
A programação foi elaborada pensando nas mulheres e os benefícios que a boa comunicação trazem no cotidiano de cada uma delas. Conforme a vice-presidente do Sindicato Rural, Denise Hasse, a ideia é trazer ferramentas que possam facilitar o dia a dia das mulheres envolvidas com o agro.
“É importante trazer elas pra dentro do sindicato, e trazer mais informação e também fazer esse relacionamento de amizades”, salientou.
Comunicação efetiva
Hasse avalia que a mulher tem uma comunicação mais efetiva, espalhando boas notícias. A cada evento realizando, as mulheres conseguem transmitir conteúdo para outras mulheres. Desenvolver uma boa comunicação ajuda também na projeção de novas lideranças femininas.
“Ajuda a despertar novas lideranças, a gente precisa de mais mulheres, pois são bem ativas no Sindicato Rural e, independente se tem função ou não, elas são muito participativas. Elas trazem demandas e a gente tenta atender todas elas”, observou a vice-presidente.
Ainda conforme Denise, o workshop serve também para comemorar conquistas e relembrar mulheres que ajudaram a construir a história. “O mês de março é registrado de muitas lutas. A gente tem que comemorar o que já aconteceu, valorizar essas mulheres e pensar o que a gente pode fazer pra melhorar ainda mais a participação feminina, não só no agronegócio, mas de modo geral”, destaca. “Aproveitar pra desejar o feliz dia das mulheres, não importa se é do agro, da indústria, do comércio. Essa conexão conosco é muito importante, a gente quer todas as mulheres unidas. A união das mulheres é que vai fazer a diferença e transformar num mundo melhor”, finaliza.