Farmacêuticos, dentistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos… É longa a lista de profissionais que são aptos a realizar a aplicação de vacinas. Por esse motivo, se você recentemente compareceu a alguma ação de vacinação contra a Covid-19, é possível ter visto profissionais diferentes dos quais está habituado.
A aplicação é completamente legal, regida por órgãos responsáveis de cada categoria e pode ser feita desde que o profissional passe por capacitação a fim de se atualizar sobre o manejo e aplicação de vacinas, especialmente as que são contra o coronavírus. O Ministério da Saúde abriu essa opção durante a pandemia para que os municípios tenham mais profissionais aplicando vacinas, o que gera celeridade no processo de imunização da população geral.
A Vigilância Sanitária e/ou o órgão regulador de cada profissão podem exercer a fiscalização a partir das normas que regem as boas práticas em serviços de vacinação.
“Estamos cada vez com faixas etárias que demandam mais vacinadores porque o público tem aumentado. Então, convocamos uma força-tarefa. Foram realizadas capacitações específicas sobre a vacinação contra a Covid-19, não apenas para os profissionais na aplicação e manejo dos imunizantes, mas também para anotadores, na conferência de documentos e lançamentos de dados no sistema”, explica a Secretária de Saúde, dra. Fernanda Heldt Ventura.
Aos usuários deve ser feita a identificação e informações sobre credenciamento e função do profissional de forma clara e objetiva. Nas ações de vacinação você pode encontrar esses dados carimbados no cartão de vacinação.