A Prefeitura de Lucas do Rio Verde ampliou a oferta de vagas da primeira etapa do Programa Qualifica Lucas, em parceria com o Senai MT. Além das 120 já ofertadas, mais 30 vagas foram criadas, distribuídas entre quatro cursos de qualificação profissional. As inscrições tiveram início na segunda-feira (16) e seguem até 10 de fevereiro. As vagas serão preenchidas também pelos candidatos interessados que estão na lista de cadastro reserva.
Os cursos com ampliação das vagas foram:
• Assistente de contabilidade – 160 horas – matutino (a partir de 16 anos) + 10 vagas
• Almoxarife – 160 horas – período matutino (a partir de 16 anos) + 10 vagas
• Mestre de obras – 360 horas – período noturno + 5 vagas
• Eletricista industrial – 240 horas – período noturno + 5 vagas
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, o Qualifica Lucas é considerado o maior projeto de qualificação profissional da história de Lucas do Rio Verde. Serão cerca de 250 vagas por semestre, com andamento até o ano de 2024. O projeto ofertará 1 mil vagas, em 11 áreas de conhecimento.
Como se inscrever
Para se inscrever, o candidato precisará retirar uma senha junto à Prefeitura, que pode ser solicitada na Secretaria de Assistência Social e Habitação e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (no Paço Municipal) ou ainda na Sala do Empreendedor, localizada na Galeria Central de Serviços.
Com a senha em mãos, o interessado deverá se dirigir até o Senai para efetivar a matrícula, com os documentos necessários: comprovante de residência, CPF, RG e comprovante de escolaridade. Menores de idade precisam fornecer também CPF e RG dos responsáveis legais.
Os critérios para participação são: ensino fundamental completo e ter a partir de 16 anos completos ou acima de 18 anos (conforme o curso).
Sobre o Qualifica Lucas
Os cursos ofertados serão em 11 diferentes áreas, sendo elas: alimentos e bebidas, construção civil, metalmecânica, eletroeletrônica, automotiva, marceneiro de móveis e esquadrias, logística, gestão, refrigeração e climatização, têxtil e vestuário e TI Hardware.
Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, a previsão é que o lançamento da próxima etapa, com outros novos cursos, seja realizado em abril deste ano.