O uso de máscara facial em unidades de saúde, pública ou privada, voltou a ser obrigatório em Lucas do Rio Verde. A medida foi adotada por meio de decreto publicado pelo município nesta terça-feira (06). O decreto tem validade pelos próximos 30 dias.
A medida foi tomada com base no aumento de casos de covid-19 em Lucas do Rio Verde. O boletim coronavírus divulgado ontem mostrou que foram confirmados 174 novos casos positivos em uma semana. No período anterior eram 58 casos positivos.
O documento recomenda que toda a população use máscaras faciais de proteção em ambientes fechados.
Isolamento
O decreto também prevê o isolamento e afastamento do trabalho para casos positivos de covid-19 pelo período e condições indicadas no atestado médico. Contatos assintomáticos, com esquema vacinal completo, não devem ser afastados ou isolados.
Ainda como medida recomendada está a disponibilidade de álcool 70% em todos os estabelecimentos comerciais, repartições públicas e privadas localizadas no município.
Em relação as pessoas que tiveram contato com positivados para a covid-19, mas não apresentaram sintomas, orienta-se que não realizem quarentena. Porém devem manter as medidas de segurança por 10 dias a contar da data da última exposição com o caso confirmado de covid-19. São orientadas a usar máscara facial, automonitorar sinais e sintomas da doença, além de evitar contato com pessoas com fator de risco para covid-19.