A Secretaria de Tecnologia Educacional (Setec) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inscreve até o dia 05 de setembro, no site, para cursos gratuitos de especialização, na modalidade a distância, em Mídias Digitais para a Educação, Informática na Educação e Engenharia Ferroviária. Ao todo são mais de 500 vagas distribuídas em polos de educação por todo estado de Mato Grosso. Um dos polos atendidos é Lucas do Rio Verde.
O Secretário da Setec, professor Alexandre Martins dos Anjos, explica que a oferta desses cursos integram o âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB), e objetivam ampliar e interiorizar o acesso ao ensino superior público, gratuito e de qualidade, bem como possibilitar a formação de professores das redes públicas de ensino
“Esse é mais um dos esforços da Universidade para a democratização do acesso ao ensino superior nas mais diferentes regiões desse Estado. Essas especializações tem o objetivo de auxiliar a formação dos profissionais da educação. Outra novidade é o curso de Engenharia Ferroviária, que oferta 150 vagas e objetiva formação de profissionais para atender as demandas da expansão da malha ferroviária, favorecendo, principalmente, a produção agrícola do Estado”, explica.
Podem concorrer às vagas ofertadas neste Processo Seletivo Específico (PSE) somente os candidatos portadores de diploma de conclusão de curso de graduação reconhecido no país ou de Declaração/Atestado expedido pelo órgão responsável pelo Registro Escolar da Instituição. No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso, um polo e uma demanda. O valor da taxa de inscrição é de R$90, e deve ser pago até o dia 05 de setembro.
O Processo Seletivo Específico compreenderá três etapas, sendo a inscrição, encerrando no dia 05 de setembro, a pré- matrícula, onde ocorre a submissão de formulário, com o cadastro da documentação comprobatória das informações autodeclaradas na etapa de inscrição, que deve acontecer do dia 23 de setembro a 03 de outubro. Por último, acontece a Matrícula, que será orientada em edital complementar, e onde a primeira convocatória para matrícula acontece no dia 17 de outubro.
Vagas distribuídas em todo estado
Ao todo são ofertadas 282 vagas para a Especialização em Mídias Digitais para a Educação, e 150 para a Especialização em Informática na Educação. Ambas são destinadas à formação de professores em exercício, com vagas prioritariamente destinadas para professores da educação básica, que participam na demanda número três, e na demanda quatro destinada a profissionais da educação básica que atuam nas funções administrativas ou do ensino superior.
Além dessas, o edital prevê ainda reserva de vagas conforme distribuição na Demanda 1, destinando oito vagas a Servidores do quadro permanente da UFMT, e na Demanda 2, com oito vagas à Comunidade de baixa renda. As vagas estão distribuídas pelos polos nas cidades de Água Boa, Alto Araguaia, Aripuanã, Canarana, Cuiabá, Comodoro, Colíder, Juara, Lucas do Rio Verde, Ribeirão Cascalheira, Campo Verde, Porto Esperidião, Vila Rica e Sorriso.
Já o curso de Especialização em Engenharia Ferroviária tem como foco o desenvolvimento econômico e social local e está assim distribuído: 150 vagas serão destinadas à ampla concorrência; 10 vagas serão ofertadas para a comunidade de baixa renda e 10 vagas serão ofertadas para servidores da UFMT.
Para essa especialização o foco é o desenvolvimento econômico e social local. Podem inscrever-se todos os candidatos portadores de diploma de graduação em Engenharias, Arquitetura, Computação, Controle e Automação, Administração, Economia, Geografia e Ciências Exatas que tenham interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos em Engenharia Ferroviária. Será dada prioridade aos moradores da região atendida pelo Polo presencial parceiro, que são Cuiabá, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Pedra Preta.