A equipe da Secretaria de Assistência Social de Lucas do Rio Verde, juntamente com representantes da Câmara de Vereadores e Polícia Civil, se reuniu com representantes do Estado, em Cuiabá, nesta semana para trocar experiências e fortalecer a rede de atendimento à mulher vítima de violência doméstica no município.
A primeira reunião aconteceu na Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), conduzida pela secretária da pasta, Rosamaria Ferreira de Carvalho. Questões de projetos sociais e demais programas foram debatidos.
Também estiveram na Casa de Amparo às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica, coordenada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano Social de Cuiabá. A unidade está instalada há quase dez anos na capital e auxilia na reabilitação psicológica das vítimas.
Na continuidade das visitas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi, recebeu-as no gabinete para conversarem sobre políticas públicas, programas, projetos e futuros recursos para equipar os espaços para melhor atender essas mulheres.
A Secretaria de Estado de Educação, na presença do assessor especial Adão Brizola, debateu ações da pasta que futuramente poderão abrir portas para mais contatos, fortalecendo a rede.
Finalizando as visitas, a equipe conheceu a Delegacia Especializada de Defesa da Mulher da Capital, em audiência com a delegada responsável, Jozirlethe Criveletto, que expôs as experiências e frisou a importância da Assistência Social quanto ao acolhimento à vítima de violência doméstica.
“Nosso objetivo foi alinhar e conhecer melhor as políticas implantadas pelo Estado e Município de Cuiabá para que Lucas do Rio Verde aprimore os serviços oferecidos e manter o combate às agressões físicas e psicológicas das mulheres vítimas dessas violências”, conclui a secretária de Assistência Social e primeira-dama Janice Ribeiro.
Além da secretária, estiveram na comitiva para participar das reuniões,a secretária adjunta de Assistência Social, Débora Cristina Carneiro, Gisele Bellotti de Rezende, Assistente Social e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vereadora e líder do executivo na Câmara Sandra Regina Primão Barzotto e a investigadora da Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, Glaci Silva da Costa Lins.