Em continuação das atividades do Projeto de Intervenção in Loco (PIL), a Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde realizará, nesta terça-feira (23), oficinas do segundo módulo que tem como tema hipertensão. As oficinas contarão com atividades e abordagens sobre hipertensão arterial sistêmica, que serão realizadas no auditório do Paço Municipal, das 13h às 17h.
Durante o desenvolvimento do projeto, a cada módulo, os servidores também devem realizar ações coletivas com pacientes nos PSFs, como atualizar cadastro identificados como hipertensos do seu território, obrigatoriedade de registrar atendimento no prontuário eletrônico, acompanhamento dos hipertensos que realizam tratamento na rede privada e cadastro no sistema como hipertenso e sua condição de saúde, entre outras atividades. Também será realizado um simpósio ao final de cada módulo.
O objetivo é fortalecer as práticas do trabalho e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Básica/Primária. As ações do Projeto de Intervenção in Loco serão desenvolvidas durante todo o ano em conjunto com a Escola de Saúde Pública Municipal.
A proposta é implementar atividades que visam aprimorar a organização da equipe interprofissional, no processo de assistência, nas relações interpessoais, no atendimento em geral e no cumprimento dos indicadores municipais e do Programa Previne Brasil, do Governo Federal.
“Encontramos na metodologia do Previne Brasil a maneira mais assertiva de integrar as equipes dos PSFs com temas que atendam a comunidade e nos garante bons resultados. Através do Projeto de Intervenção in Loco percebemos o fortalecimento das práticas do trabalho, com base em reflexões críticas, vemos na prática o encontro entre o conhecimento técnico-científico e a rotina diária do trabalho, através da interseção entre o aprender e o ensinar na realidade dos serviços, possibilitando à otimização da qualidade dos serviços oferecidos pela Atenção Primária de Saúde e a comunidade”, pontua secretária de Saúde, Drª Fernanda Heldt Ventura.
O cronograma de atividades voltadas aos servidores dos PSFs foi elaborado a partir de temas pré-definidos, como pré-natal que já foi finalizado, hipertensão e diabetes, e dividido em etapas para contemplar atividades dentro e fora das unidades.
“Nas oficinas, os servidores estão tendo a oportunidade de desenvolver conhecimentos e adquirir diversas habilidades técnicas e humanas, necessárias ao exercício de suas atividades. É um aperfeiçoamento dos servidores nas atividades específicas dos cargos e como integrantes das equipes interprofissionais. As oficinas serão importantes também para a troca de experiências e compartilhamento de técnicas, onde todos poderão ensinar e aprender”, explica a supervisora da Atenção Básica, Glaucia Accordi
Para a realização das atividades, a Secretaria levou em conta o cronograma (anexo) dos dias que cada PSF já tem reunião de equipe, mantendo o atendimento ao público normal nas unidades nos demais dias da semana.
Para o terceiro módulo, a partir de outubro, os trabalhos terão como tema diabetes, com estudos e práticas, e o terceiro simpósio previsto para dezembro.