Saae realiza mais de 2.400 amostras para análise de água e monitoramento da qualidade em Lucas do Rio Verde

Coletas e análises de água dos sistemas de abastecimento ajudam a promover saúde e melhoria do bem-estar do cidadão

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

saae realiza mais de 2 400 amostras para analise de agua e monitoramento da qualidade em lucas do rio verde
Reprodução

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde tem como objetivo controlar e melhorar os padrões aceitáveis da água tratada consumida pela população, um reflexo de iniciativas diversas e permanente preocupação com a melhoria dos serviços oferecidos à população.

Esse ano, até o mês de novembro, a autarquia realizou um total de 2.443 amostras de água de diferentes pontos. Além disso, é realizado por um laboratório externo mensalmente os parâmetros de acrilamida, epicloridrina e semestralmente os parâmetros para controle do padrão de potabilidade para substâncias químicas inorgânicas, substâncias orgânicas, agrotóxicos e metabólitos, subprodutos da desinfecção, cianotoxinas e organoléptico.

Obedecendo aos padrões estabelecidos, como os relacionados à Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021 do Ministério da Saúde, que dispõe sobre os procedimentos de controle e vigilância da qualidade para consumo humano e seu padrão de potabilidade, o Saae tem melhorado de forma significativa, ano a ano, os índices de análises satisfatórias relacionados à água que chega às residências.

A responsável técnica, a química Sabrina Arens Endler, ressalta que os testes são feitos no próprio laboratório do Saae e a coleta da amostra de água é feito em pontos estratégicos, seguindo a obrigatoriedade da legislação.

“Seguimos uma tabela para saber em quantos pontos temos que fazer na cidade, como os PSFs, escolas, hospitais, pontos de maior circulação, entre outros”, pontuou Sabrina.

O monitoramento da qualidade da água conta ainda com outro teste, mais detalhado, feito semestralmente, também estabelecido por lei. São análises mais completas, com 110 parâmetros avaliados.

Recomendações Gerais:

Para garantir que a água chegue com qualidade às torneiras, os moradores também precisam fazer a sua parte, com um posicionamento correto da rede dentro da casa e, principalmente, a limpeza das caixas d’água, que precisa ser feita a cada seis meses.

Caso haja alguma diferença no aspecto da água, comunique pelo telefone 115 ou procure a unidade do Saae, localizada na Rua Catuipe, nº 1889, no bairro Rio Verde.

 

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.