Retomada de atendimento no PAM será feito com segurança, garante secretária de Saúde de Lucas

Apesar de recepção única, pacientes com sintomas de Covid-19 será direcionados para ala exclusiva. Internações serão feitas no Hospital São Lucas

Fonte: CenárioMT

fernanda ventura
Arquivo

A retomada dos atendimentos de urgência e emergência no Pronto Atendimento Municipal (PAM) acontecerá com toda a segurança necessária. A garantia é da Secretária de Saúde de Lucas do Rio Verde, médica Fernanda Heldt Ventura. Em entrevista à imprensa, ela detalhou como será a retomada e porque a gestão optou pela iniciativa.

Ventura observou que o PAM foi fundamental no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Por cerca de 90 dias, a unidade foi referência, atendendo somente casos da doença, inclusive com internações. “Entendemos que neste momento os números nos trazem um pouco mais de tranquilidade pra fazer isso. Estamos acompanhando há um bom tempo e verificando que felizmente os nossos casos estabilizaram”, declarou, ressaltando, no entanto, que ainda há um número considerável de pacientes internados em UTI. “Mas os atendimentos de Covid-19 (no PAM) diminuíram consideravelmente”.

Outro fator que pesou para a retomada de urgência e emergência no PAM é o baixo índice de procuras no PAM, que funciona no PSF do bairro Rio Verde até esta segunda-feira. “Isso nos dá a tranquilidade de entender que a estrutura do PAM, ao lado do Hospital, comporta o retorno do atendimento em conjunto naquela estrutura”, disse.

Amanhã a estrutura do PSF Rio Verde passará por limpeza e reorganização para voltar a atender moradores do bairro. Durante o período que o PSF funcionou como PAM, os pacientes foram atendidos no PSF 7, no bairro Primavera.

Recepção única e ala Covid isolada

Conforme a secretária haverá uma estrutura e equipe exclusivos para atendimento de pacientes com sintomas de Covid-19. Apesar de contar com apenas uma recepção, haverá o fluxo que garantirá segurança às pessoas que frequentarem o local. “Porém, lá dentro o fluxo vai ser direcionado, sendo sintomas respiratórios pra uma ala e não respiratórios pra outra ala. Estamos trabalhando para que a população se sinta segura pra procurar esse atendimento”, observou.

Ventura acrescentou que os pacientes podem ficar tranquilos, já que até o momento não foi registrado caso de pessoa que procurou atendimento e contraiu o vírus. “A gente não tem esse registro, porque a gente recomenda o uso da máscara, o distanciamento. Tudo isso deve ser seguido lá dentro. Mantendo essas regras de segurança, o nível de contaminação é baixíssimo”, assegura.

Por hoje, o atendimento na estrutura do bairro Rio Verde será até meia noite. A partir de quarta-feira (11), quando funcionará como PSF, adotará o horário dos demais PSF’s: das 7h às 11h e das 13h às 17h. Já o PAM, ao lado do São Lucas, funciona hoje até às 18 horas. Entretanto, a partir de amanhã, terça-feira (10), o PAM passa a atender das 6h à meia noite.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.