Principal suspeito de homicídio de pioneiro luverdense é preso em Itaituba-PA

Ele vinha sendo investigado e, dias após o crime, evadiu-se de Lucas do Rio Verde

Fonte: Da Redação com João Ricardo

viatura PM recanto dos macucos
Foto: CenárioMT

Foi preso esta semana em Itaituba, no Estado do Pará, o principal suspeito do assassinato de Cândido Oliveira Fernandes (59), pioneiro de Lucas do Rio Verde-MT. O crime aconteceu na chácara da vítima, no Recanto dos Macucos, na manhã de 19 de abril deste ano. A prisão do suspeito decorreu de cumprimento de mandado expedido pela Justiça.

Em entrevista à reportagem de CenárioMT, o delegado Eugênio Rudy Junior disse que a Polícia Civil vai tentar a transferência do suspeito até Lucas do Rio Verde. A autoridade policial informou que o suspeito é investigado por roubos ocorridos no município.

No dia do assassinato de Cândido Fernandes, o suspeito havia cometido roubo na Avenida Tocantins, tendo sido reconhecido pela vítima. Na ocasião, o delegado pediu sua prisão preventiva. Porém, ele evadiu-se da cidade dias após o crime.

“Vamos fazer gestão pra trazê-lo pra cá. Sabemos das dificuldades por conta da distância e a questão da pandemia, quando foram suspensas as remoções e recambiamentos de presos, mas da nossa parte há muito interesse em trazê-lo pra cá”, destacou o delegado.

Doutor Eugênio sinalizou que pretende pedir auxilio à Justiça para garantir a transferência do suspeito que passa a responder por quatro inquéritos. “Precisamos concluir o inquérito do roubo, e outros dois inquéritos de roubo em que ele é apontado como autor, e especialmente o caso do homicídio do ‘seo’ Cândido. São quatro procedimentos muito graves que reclamam que ele esteja aqui em Lucas do Rio Verde pra que seja interrogado e pra que responda pelos crimes que praticou”, assinalou.

O delegado reforçou que o suspeito é considerado como de alta periculosidade e que os inquéritos estão pendentes apenas de interrogatório pra conclusão.

O caso

176089522 3940573309358714 3961336261989883591 n
Arquivo Pessoal

Conforme informado por CenárioMT na ocasião, Cândido Fernandes foi assassinado a facadas no setor 13, na região conhecida como Recanto dos Macucos, onde morava. Ele foi encontrado morto em sua chácara no início da tarde do dia 19/04.

O crime foi descoberto pelo filho da vítima que chegou na hora do almoço e encontrou Cândido sem vida. O rapaz chegou a acionar o resgate, mas o morador da área rural já estava sem sinais vitais.

As Polícias Civil e Militar também foram acionadas. Durante o levantamento de informações, o filho da vítima informou que foram levados objetos pessoais do morador, além de dinheiro. O crime passa a ser investigado como latrocínio.

Segundo informações apuradas pela reportagem de CenarioMT, algumas cédulas foram deixadas ao longo do caminho, por onde o autor do latrocínio teriam fugido, em direção à uma região de mata.

Cândido Fernandes era bastante conhecido em Lucas do Rio Verde, sendo pioneiro na cidade.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.