Dentre os serviços de manutenção e melhorias em toda a cidade, que são realizados pela Secretaria de Infraestrutura e Obras, as equipes estão atuando na reposição de palmeiras em todas as avenidas do município. De acordo com o secretário da pasta Marcelo Bresolin ao todo serão substituídas 730 palmeiras.
“Esse trabalho de reposição de palmeiras é uma parceria com o horto municipal e gerido pela pasta da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Vamos atender o perímetro urbano, todas as avenidas da cidade”, completou o secretário.
O trabalho iniciou há cerca de 15 dias e tem evoluído nas avenidas da cidade. As reposições das palmeiras são necessárias, muitas vezes, por problemas de adaptação ou evolução. Algumas morrem com o tempo, devido a problemas comuns como raízes que apodrecem e ficaram ocas.
O cultivo permite uma economia para a administração e maiores investimentos em paisagismo e outras áreas. O campo de produção de palmeiras foi criado pela atual administração e gera uma economia de 75% em comparação ao valor de mercado.
“Com o que produzimos no horto conseguimos atender toda a parte de paisagismo. Atualmente produzimos além das palmeiras, ipês e outras mudas de flores e frutíferas. A economia é enorme, conseguimos produzir as palmeiras a um custo bem menor e atender mais bairros”, concluiu o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes.
A produção se torna mais acessível, tendo em vista que o cultivo das palmeiras é feito em área própria, com irrigação e custo operacional reduzido. O campo de produção de palmeiras conta com aproximadamente 5 mil unidades, que poderão ser utilizadas na área urbana de Lucas do Rio Verde nos próximos meses.
As reposições já foram concluídas nas seguintes avenidas: Angelo Antônio Dallalba, Nações e Brasil. Nas avenidas Universitária e Mato Grosso as substituições estão em andamento.