Com o objetivo de melhorar o escoamento da produção luverdense e garantir mais segurança para quem utiliza as estradas rurais, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras, está avançando na pavimentação da Linha-13. São 18 km de asfalto novo a partir da Linha 11 até a MT-449.
Nesta semana, estão sendo executados os serviços de regularização e início das camadas de subleito, leito, sub-base e base. A ação acontece no terreno de fundação que servirá de apoio para o pavimento.
Cerca de 840 metros de subleito já estão prontos e forrados com sub-base.
“Essa é a parte de fundação da pista. Então, essa etapa precisa ser muito bem feita. Estamos executando todos os ensaios de solo necessários em cada camada. Toda essa preparação é um suporte para aguentar o tráfego que a via vai receber”, explica o secretário de Infraestrutura e Obras, eng. Alexandre Orbolato.
O asfalto será do tipo TSD – Tratamento Superficial Duplo, considerando normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).
Conforme a Secretaria, a cada 1.000 metros de base pronta, as equipes operacionais já devem iniciar a aplicação do TSD.
A ação de infraestrutura tem investimento estimado de R$ 13.7 milhões. Desse valor, houve convênio firmado com o Estado de R$ 4.9 milhões para a pavimentação. Além disso, haverá a participação dos produtores da região.